sexta-feira, 1 de junho de 2012

DICA - 139: Contêiner para chamar de lar

Você moraria em uma casa assim?

Alternativa de construção é sustentável, rápida e mais barata

Por Pollyana de Moraes

O que você acha de uma casa feita de contêineres, aqueles equipamentos gigantes usados para o transporte de cargas? A ideia até que pode parecer surpreendente, mas não para o arquiteto Danilo Corbas, que desenvolveu o primeiro projeto-piloto do gênero no Brasil: uma casa contêiner de 196 m², com direito a escritório e garagem, localizada em Cotia, no interior de São Paulo.

Casa container é alternativa moderna e irreverente para morar. Foto: Divulgação

A casa, que levou sete meses para ficar pronta, abriu caminho para novos projetos encomendados ao arquiteto em Itapevi (SP), Curitiba (PR) e Belo Horizonte (MG). Segundo Danilo, o conceito do contêiner pode ser aplicado na construção de escritórios e stands, com ainda menos tempo. “Dependendo do projeto e com o conhecimento já adquirido da primeira vez é possível que uma casa fique pronta em três meses”, afirmou ele em entrevista ao site do GNT.

A economia também aparece no custo final da construção. “É possível gastar até 35% menos do que se gastaria em um projeto tradicional de casa”, conta Danilo. Pela ótica da sustentabilidade, além de aproveitar material nobre descartado – contêineres marítimos em desuso nos portos – a opção gera economia de recursos que não entram na estrutura do imóvel, como areia, tijolo, cimento, água e ferro.

No “telhado verde”, a cobertura de vegetação ajuda no isolamento térmico da casa, um conceito que já vem sendo usado em grandes cidades do mundo, nos Estados Unidos e na Alemanha, apenas para citar dois exemplos. A casa contêiner também tem ganhado espaço no exterior, em países como a Alemanha e a Nova Zelândia, onde a preocupação com o meio ambiente é parte da agenda urbana.

Interior da casa tem isolamento térmico e acústico. Decoração sustentável também faz parte do projeto. Foto: Divulgação

No Brasil, como para a construção de qualquer imóvel, as prefeituras são quem autorizam ou não as construções. “Cada projeto é de um jeito, mas a construção é segura e a experiência de morar pode ser a mesma que de uma casa comum”, avalia o arquiteto Danilo Corbas.

Fonte: Casa gnt
***********************************************
Rosa Claro Persianas®  
FONES: (031) 3037-3971 / 8517-1778  atendimento@rosaclaropersianas.com
SITE: http://www.rosaclaropersianas.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário