terça-feira, 31 de janeiro de 2012

DICA - 98: Como integrar ventilador e ar condicionado à decoração



Nestes ambientes - cozinha, sala, quarto e varanda - os aparelhos de ar condicionado e os ventiladores ajudam a refrescar sem tirar a beleza dos espaços. 

Reportagem visual Edson G. Medeiros 

Texto Letícia de Almeida Alves

Durante a reforma da cozinha, que tinha uma planta difícil de ser resolvida, a arquiteta carioca Paula Neder conseguiu ampliar o espaço ao unir o ambiente original a um cômodo anexo — mas perdeu a circulação de ar direta. Para resolver a questão, escolheu um potente ventilador com duas hélices de meta (Gerbar)l, que remete ao estilo industrial, e o instalou no centro do ambiente. “Com ele, consegui que o ar circulasse e se dispersasse para as áreas vizinhas”, explica. A arquiteta também incluiu no projeto um eficiente exaustor a fim de evitar que o ventilador espalhe os odores da cozinha. Móveis da Ornare.
Na sala deste apartamento, a solução para refrescar o espaço foi a instalação de um aparelho de ar condicionado, embutido em um módulo com porta ripada, com abertura basculante (Marcenaria Morada), no alto da estante de carvalho. “As réguas de madeira não obstruem a passagem do ar, pois obedecem à proporção 2:1. Ou seja,1 cm de ripa para 2 cm de espaço entre elas”, ensina o arquiteto Rafael Borelli, autor do projeto com a sócia, Christiane Laclau. “Além disso, elas são triangulares, com a face reta voltada para a parte de fora da estante, formato que direciona melhor o vento.” A tubulação do equipamento fica embutida na parede.
Neste quarto de 12 m², o ventilador de teto de aparência sutil virou a opção preferida pelos moradores para amenizar a temperatura do ambiente. Como a iluminação é feita por dicroicas embutidas, foi possível adotar um ventilador sem luminária (Aliseu), que pouco chama a atenção.No quarto existe também um aparelho de ar condicionado. “O ventilador acaba sendo muito mais usado porque a brisa que ele gera é suficiente para refrescar essa área”, conta a arquiteta responsável pelo projeto, Ana Claudia Marinho. Ela indica escolher um modelo que se integre à decoração e que seja silencioso. “Outra dica importante é manter a limpeza das pás em dia para que elas não espalhem pó pelo espaço”, completa.
Equipamentos indispensáveis para o funcionamentodo ar-condicionado, as máquinas condensadoras são responsáveis por liquefazer os vapores, retornar o ar resfriado para a casa e eliminar o ar quente. Como devem ficar localizadas em áreas externas aos ambientes climatizados, muitas vezes se tornam um problema devido ao espaço que ocupam. Neste apartamento, no qual existem dois aparelhos de ar condicionado na sala, a solução para disfarçar as unidades externas, localizadas na varanda, foi criar caixas de madeira teca ripada (Anni Verdi) . “Elas não só escondem o maquinário como funcionam como aparadores”, diz a arquiteta Juliana Sodré Sampaio, que assina o projeto com a sócia, Ana Cristina de Campos Salles. Poltrona da Breton Actual

 Fonte: Casa Abril


***********************************************
Rosa Claro Persianas®     
FONES: (031)- 30373971 / 85171778 - atendimento@rosaclaropersianas.com
SITE: http://www.rosaclaropersianas.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário