terça-feira, 17 de janeiro de 2012

DICA - 88: Quarto pequeno para duas crianças: como decorar e ganhar espaço

crianças adoram beliche. mas pode dar trabalho 

Por Bruna Capistrano

Quarto de menino e de menina juntos - Oba! Arquitetura
Foto: Divulgação / Sambacine Produções

Quartos pequenos para crianças já são um problema. O pior é quando o espaço reduzido precisa comportar dois ou mais irmãos. Como decorar o quarto para duas crianças? E quando o filho já é crescido e precisa ceder espaço para um bebê? De acordo com o arquiteto Billy Scatena, neste caso, o ideal é voltar a decoração um pouco mais para o filho mais velho.

"O mais indicado é puxar um pouco mais para o mais velho, pois este ficará mais constrangido em um ambiente muito infantil. Quando se trata de menino e menina em um mesmo local, utilize cores, materiais e objetos de decoração neutros. Faça, porém, cada canto com a cara de cada um, sem contrastar muito a ponto de criar uma confusão de informações", explica Billy, do escritório Billy e Daniella Scatena Arquitetura.

Crianças querem quarto divertido
 
Leila Bittencourt e Fernanda Casagrande, da Oba! Arquitetura, são especializadas em projetos para quartos infantis. Segundo Fernanda, o importante é ouvir o desejo de cada criança para seu espaço. "Às vezes, quem complica são os pais. Tem gente que acha que quarto de futebol precisa ser todo temático e de princesa, todo rosa. Não precisa ser assim. Poucos elementos satisfazem as crianças", explica. Leila Bittencourt afirma que beliche é o grande sonho das crianças. Mas nem tudo são flores. "As crianças adoram beliche. No início, todo mundo gosta, mas chega um momento que ninguém quer mais dormir na parte de cima. A manutenção, como a troca de roupas, também é complicada. Se puder, opte por duas camas", indica Leila.  
Veja abaixo fotos de quartos de irmãos.

A cama retrátil na parede ajuda o ambiente pequeno a ficar menos poluído. 
Foto: Reprodução / Home Designing.

Um módulo de beliche com armários separados para cada irmão cabe em quartos pequenos porque não precisa de muito espaço. As cores podem mudar de acordo com sua necessidade: azul para dois irmãos, rosa para irmãs ou os dois se forem menino e menina. 
Foto: Reprodução / Kidsomania.
 
O ideal em um quarto para duas crianças é ter tudo duplicado, como cama, iluminação direta e armários, bem como a escravaninha. Mas nem sempre é possível. 
Foto: Reprodução / Kidsomania.

No projeto das arquitetas Leila Bittencourt e Fernanda Casagrande, da Oba! Arquitetura, o menino pediu um quarto de futebol e a menina, de princesa. O jeito foi criar espaços individualizados e harmônicos para as duas crianças. 
Foto: Divulgação / Sambacine Produções.

Para as crianças não dividirem a mesma escrivaninha, uma delas foi colocada ao lado da entrada da cama superior do beliche. Quando são duas meninas, fica mais fácil harmonizar as cores. 
Foto: Reprodução / Sangiorgio Mobili.

Uma decoração mais sóbria em um quarto pequeno transmite tranquilidade. 
Foto: Reprodução / Cool Kids Rooms.
A arquiteta Tatiana Mello separou as camas dos dois irmãos de maneira discreta com uma divisória de alvenaria. 
Foto: Divulgação.

Os irmãos dividem a TV e a escrivaninha, mas cada um tem seu armário, gaveta e prateleira. Foto: Divulgação.

Fonte: Casa gnt

***********************************************
Rosa Claro Persianas®     
FONES: (031)- 30373971 / 85171778 - atendimento@rosaclaropersianas.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário