quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

DICA - 79: Closet para todos

Ideias práticas e criativas para fazer um closet, independente do espaço disponível

















O Closet, ou quarto de vestir, ainda pouco comum nas residências brasileiras, sempre foi visto com certo glamour, exclusividade de poucos que têm espaço e condições para ter um ambiente destinado apenas às roupas e acessórios. Em geral, o closet tem como finalidade melhorar o aproveitamento do espaço e organizar, os itens com praticidade, facilitando o dia a dia do morador.

Uma das características do closet é atender às necessidades de cada indivíduo. Homens e mulheres têm demandas diferentes: homens precisam de espaço para camisas, ternos, gravatas, jaquetas e etc., já as mulheres, normalmente, precisam de mais espaço para sapatos, e de espaço para vestidos, jóias e bolsas.

Por isso antes de pensar na melhor alternativa para o seu closet defina se será um espaço individual ou para o casal, e analise algumas questões como: se os tecidos das roupas pedem que sejam penduradas ou estas podem ser dobradas, se precisam ser guardadas em saquinhos ou caixas, se as peças são usadas com muita freqüência ou esporadicamente, entre outras questões.

Quando a área é grande, é possível ter um espaço destinado somente às roupas, com espelhos, poltronas, pufes, entre outros móveis, fazendo do closet um espaço para vestir e relaxar. Neste caso, o comum é que o closet seja projetado em um ambiente com acesso pelo quarto de dormir, sendo praticamente uma extensão dele.

É muito comum associarmos a ideia de closet aos móveis planejados. Mas, hoje existem no mercado algumas alternativas acessíveis e modernas, que são fáceis de serem instaladas e adaptadas ao estilo de vida de cada morador.

Uma delas são as linhas aramadas, em que dois ou mais trilhos instalados na parede permitem uma infinidade de opções de montagem. A grande vantagem é que, por ser todo aramado, o modelo permite boa circulação de ar, evitando mofo e odores nas roupas.

Outra alternativa são os kits de madeira, ideais para quem prefere o estilo convencional mas não quer investir muito no closet. A primeira vista o kit parece um armário sem portas, mas ao montar dois ou mais kits juntos, é possível ter um closet muito parecido ao planejado, com a vantagem do custo, que é bem menor.

Cada kit possui uma pequena regulagem que possibilita a utilização em todo o ambiente, permitindo ao morador usá-lo da maneira que achar melhor.

Organizadores
Outro recurso é fazer uso de sapateiras, prateleiras, cubos, araras e ganchos na parede para organizar roupas, sapatos e acessórios. Muitas vezes, uma pequena mudança, como a troca dos cabides ou uma caixa específica, faz enorme diferença no closet ou no armário.

Itens indispensáveis
Independente da alternativa alguns itens fazem a diferença. O espelho é artigo fundamental no espaço de vestir. Deve ser colocado estrategicamente para que você consiga se enxergar por completo. Se não for possível instalá-lo em uma parede livre, vale instalá-lo atrás da porta de acesso ao ambiente.

Outro fator importante é a iluminação. Como é um local de vestir, a iluminação deve ser boa para facilitar a escolha das roupas e, claro, pra você não errar no visual. Opte por uma luz difusa, com alguns focos de destaque.

Por fim, se o ambiente não for de carpete ou piso quente, escolha um tapete para colocar no local e deixar o espaço mais agradável.


Fonte: Closet para todos

***********************************************
Rosa Claro Persianas®     
FONES: (031)- 30373971 / 85171778 - atendimento@rosaclaropersianas.com
SITE: http://www.rosaclaropersianas.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário