segunda-feira, 31 de outubro de 2011

DICA - 43: Azulejo - O revestimento que dá graça à decoração


Antes reservado a cozinhas e banheiros, ele ganhou novos usos e reaparece cheio de estilo e detalhes 

Foi-se o tempo em que os azulejos revestiam apenas as paredes de banheiros, cozinhas e áreas externas. Hoje, é possível usá-los para dar acabamento à mesa da sala de jantar, em uma moldura de espelho no quarto ou em qualquer outro lugar que desejar. 

Criados pelos árabes, mas muito usados pelos portugueses, os azulejos chegaram a revestir paredes de igrejas e palácios. Mas, aos poucos, o modelo tradicional, com estampa barroca, foi substituído por novos desenhos, mais coloridos e arrojados, com flores ou formas geométricas. “As peças atuais inovaram também em relação a tamanho, formato e espessura”, explica a arquiteta e decoradora Suely de Paula.



Solte a criatividade
Com o design modernizado, os azulejos podem ser aplicados em todos os ambientes. Além de protegerem as paredes, eles assumem papel de destaque na decoração contemporânea e criativa, sem contar que ficam lindos, por exemplo, quando usados como um painel de home theater ou até mesmo como acabamento no tampo de uma mesa.


Forte tendência, atualmente, é a criação de mosaicos de azulejos, com a combinação de diferentes cores e estampas. “A dica é colocá-los em algum ponto especial, no qual possam ser valorizados. E use móveis com designs leves e tons neutros, para que o mosaico assuma a posição de destaque, tornando-se o elemento nobre do ambiente”, ensina Suely. Esse patchwork deixa a decoração original e ainda oferece a chance de fazer economia. Isso porque as peças podem ser compradas em cemitérios de azulejos, que vendem itens fora de linha e em pouca quantidade.


Porém, quem quer ousar e revestir todas as paredes com o material deve tomar cuidado. A arquiteta lembra que ele pode ser usado à vontade em cozinhas, banheiros e lavanderias. Entretanto, nas salas e nos quartos, o melhor é apostar em faixas, painéis ou no revestimento de somente uma parede. “O ideal é recorrer aos azulejos para acrescentar toques de cor e criatividade à decoração, mas sem exagerar”, complementa.

Para o quarto, por exemplo, o uso do painel de azulejos como cabeceira da cama deixa o cômodo aconchegante e acolhedor. Outra sugestão interessante é mesclar meia parede de azulejos com o restante em papel de parede. Um resultado original, criativo e de bom gosto. “Mas lembre-se de que o papel de parede não deve ser usado em ambientes úmidos”, ressalta Suely.

Duráveis e fáceis de limpar, os azulejos são usados tanto pela beleza quanto pela praticidade. Diferentemente de uma parede de alvenaria, por exemplo, eles podem ser limpos apenas com um pano úmido e um pouco de Cif. Com sua fórmula exclusiva, o produto elimina a gordura da superfície de maneira rápida e sem esforço.



Cemitérios de azulejos:
 
São Paulo:
Cemitério dos Azulejos – (11) 2296-0859
Curitiba:
Cemitério dos Azulejos – (41) 3274-7473
Rio de Janeiro:
Azulejos Antigos – (21) 2255-1195
Belo Horizonte:
Relíquia Azulejos e Pisos – (31) 3412-8666
Florianópolis:
Cemitério dos Azulejos – (48) 3247-0671
Salvador:
Museu do Azulejo – (71) 3242-9300


Fonte: Portal Vital

***********************************************
Rosa Claro Persianas®     
FONES: (031)- 30373971 / 85171778 - atendimento@rosaclaropersianas.com
SITE: http://www.rosaclaropersianas.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário