terça-feira, 27 de setembro de 2011

DICA - 19: Lar, doce Lar

Papéis de parede, estofados em capitonê, cores intensas em móveis, clássicos de design renovados e piso geométrico dão identidade a este apartamento decorado por Marcelo Rosenbaum, o realizador de sonhos no quadro Lar doce lar, do programa Caldeirão do Huck. Com referências de filmes, ele imprimiu intuitivamente, neste projeto, elementos que estão em alta na decoração.
Texto Marilena Degelo. 
Repórter de imagem Tiago Cappi. 
                                                                                          Fotos Marcelo Magnani 
 

Nada é mais vintage e atual do que o papel de parede. A presença desse material em diversas estampas no filme Xeque-mate (2006), dirigido por Paul McGuigan, inspirou o jovem casal de publicitários na reforma deste apartamento de 240 m², nos Jardins, em São Paulo. “Essa referência deu um bom direcionamento para o projeto autoral que eles queriam”, diz o designer Marcelo Rosenbaum, que renovou o imóvel dos anos 1970, de estilo mediterrâneo, valorizando detalhes arquitetônicos ligados à memória afetiva da moradora, que foi criada nele. “Como era cheio de paredes, apenas demoli algumas para fazer um espaço único e amplo”, afirma Marcelo.

Marcelo Magnani

No living ampliado, o sofá, de Paschoal Ambrósio, é revestido de nobuque verde, da La Novitá. As poltronas Barcelona receberam tecido xadrez pied-de-poule, da Celina Dias. Almofadas da loja inglesaThe Rug Company. Nas mesas laterais prata, da Coisas da Doris, objetos de porcelana do Estúdio Manus. Carrinho-bar de Ricardo Varuzza e garrafas douradas da Conceito Firma Casa
 

Marcelo Magnani
Ao longo da parede, onde fica a porta de entrada com 
lateral espelhada, o escritório do designer criou a estante 
laqueada, feita pela Marcenaria Piñeiro. Nos nichos, que 
podem ser abertos ou fechados pelas portas de correr, 
estão livros e objetos colecionados pelo casal

Além do papel de parede e do uso de elementos que trazem boas recordações, o projeto tem outros recursos e ideias em alta na decoração. Uma delas é o desenho geométrico do ladrilho hidráulico que cobre a maior parte do living, o lavabo e até a parede da cozinha. Apenas na sala de estar e no home theater, que fica em área rebaixada, o assoalho é de madeira. “Esse ladrilho integra tudo e mistura-se às várias estampas de papéis de parede, proporcionando conforto, acolhimento e personalidade”, diz o designer, que apresenta o quadro Lar doce lar no programa Caldeirão do Huck, da TV Globo.

Na sala de jantar, ele criou o louceiro, que ocupa uma parede inteira, e neutralizou as portas de correr forrando-as com papel de parede em tons de cinza. Também desenhou a estante, branca como a maioria das paredes, ao longo do corredor de circulação. Com nichos abertos e fechados, expõe os livros e os objetos do casal, que tem um filho pequeno. Nessa base clara e neutra, entram as peças de design clássico repaginadas com diferentes cores e texturas.

“Eles mostraram os móveis que já tinham e demos nova roupagem a partir de referências femininas e românticas do filme O fabuloso destino de Amélie Poulan (2001), do diretor Jean-Pierre Jeunet, um dos preferidos da moradora”, afirma Rosenbaum. Dali ele tirou, por exemplo, os tons de azul intensos, o capitonê dos estofados, o rococó da lareira de mármore, o veludo do récamier, o xadrez pied-de-poule das poltronas, as cortinas artesanais – feitas com restos de tecidos em trabalho de inclusão social – e o brilho metálico de peças retrô. Tudo muito atual e aconchegante.

Fonte: Revista Casa e Jardim

***********************************************
Rosa Claro Persianas®
FONES: (031)- 30373971 / 85171778 - atendimento@rosaclaropersianas.com
SITE: http://www.rosaclaropersianas.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário